Trajetória

Circo Caramba

A companhia Circo Caramba, sediada atualmente em Americana-SP, foi criada em 2009 por Thiago Sales, na cidade de Campinas-SP. A carreira de Thiago Sales teve início no ano de 2003, portanto o artista completou em 2023 vinte anos de atuação como palhaço. Ao longo de sua trajetória, o Circo Caramba vem sendo reconhecido pela qualidade artística de suas produções e pela forma criativa como une a linguagem da palhaçaria a outras modalidades circenses e, em especial, à música. O trabalho de Thiago Sales é atualmente uma das referências brasileiras em palhaçaria musical.

Além de integrar o elenco de diversas montagens em conjunto com grupos e artistas parceiros, o Circo Caramba vem circulando com seu próprio repertório de trabalhos, cuja primeira produção foi o espetáculo “Caramba, quanta bobagem!”, parceria entre Thiago Sales e Márcio Parma, que estreou em 2010 e contou com a direção de Esio Magalhães. Em 2014, o Circo Caramba monta o espetáculo “Jerônimo Show”, primeiro trabalho solo de Thiago Sales, que fez sua estreia no Circos – Festival Internacional Sesc de Circo. Já em 2016, o artista estreia a intervenção circense-musical “A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só”, que atualmente é também apresentada no formato de espetáculo. Em 2019, cria mais um espetáculo solo, intitulado “A Estreia”, em comemoração aos 15 anos de carreira do palhaço Jerônimo. Já em 2022 estreia o espetáculo “Gran Cirque Brado”, uma parceria entre as companhias Circo Caramba e Damião e Cia. Ao longo de sua trajetória, o Circo Caramba tem se apresentado para públicos de todas as idades, nos mais variados espaços, como unidades do SESC e SESI, festivais circenses e teatrais, circos, hotéis, empresas, clubes e universidades.

Thiago Sales

Palhaço Jerônimo

Atua como palhaço desde 2003, completando em 2023 vinte anos de trajetória artística. Tem como principal linha de trabalho a palhaçaria musical. Estudou palhaçaria, música e modalidades circenses com diversos mestres e mestras. A pesquisa do artista busca unir a linguagem da palhaçaria a outras modalidades circenses e, principalmente, à música. Numa das vertentes dessa investigação, se dedica a criações envolvendo instrumentos musicais inusitados, como serrote musical, piano de garrafas, taças e sinos afinados e bomba de bicicleta, e também ao desenvolvimento de uma performance como homem-banda muito particular e original.

É licenciado em Educação Física pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pós-graduado em Percussão Brasileira pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Em 2009 fundou a companhia Circo Caramba. Atualmente, circula por todo o Brasil com os espetáculos de repertório da companhia: Jerônimo Show, A Estreia, A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só e Gran Cirque Brado (parceria entre o Circo Caramba e a Damião e Cia).

Ao lado de grupos e artistas parceiros, integrou o elenco de diversos espetáculos, entre eles: Charanga Fanfarrona, Lembranças de Presente, Magia do Circo, Cinco Vezes Circo, A Bomba e O Morto Que Não Morreu. É integrante do Coletivo Geral do Riso, grupo formado por várias companhias, que realizou seis edições do Encontro Geral do Riso, na cidade de Campinas. Integrou o grupo CIRCUS – Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Entre 2019 e 2020 atuou como professor no curso de formação da ONG Hospitalhaços (Campinas-SP).

Principais atuações em festivais, mostras e projetos de circulação:

2023: Janeiro Brasileiro da Comédia (Rio Preto-SP), Festival Paulista de Circo, Pulsar (Sesc RJ), Amazônia Encena na Rua (Porto Velho-RO), Mostra Cultural Aldeia Jiquitaia (Sesc TO), Festival de Circo de Taquaruçu (TO), Euriso – Encontro Internacional de Palhaços (Fernadópolis-SP), Diversão Em Cena (SP), Mostra Sesc Cariri de Culturas (CE), Festival de Teatro de Jales (SP), Festival de Teatro de Pindamonhangaba (SP), Festival Sesc Circo (RS)

2022: Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços (Mariana-MG), Euriso – Encontro Internacional de Palhaços (Fernadópolis-SP), Cena Bárbara (Santa Bárbara D’Oeste-SP), Festival Palhaçaí (online), Amazônia EnCena na Rua (Belém-PA), Brazil Classics Show (Araxá-MG)

2021: Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços (online), Euriso – Encontro Internacional de Palhaços (online), Festival de Circo de Taquaruçu (online), Festival Lona Aberta (online), Festival Somos Circo (online), Festival Paulista de Circo (online), Encontro Geral do Riso (online), Cena Bárbara (online), Festival de Circo de São Carlos (online), Circo na Praça (online)

2020: Festival Cirque Time (México, online), Festival Arte como Respiro – Itaú Cultural (online), Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (online), Euriso – Encontro Internacional de Palhaços (Fernadópolis-SP), Festival de Circo de Taquaruçu (online), Festival Paulista de Circo (online)

2019: Festival Internacional de Circo do Ceará, Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços (Mariana-MG), Encontro Palhaços em Todo Lugar (Ribeirão Preto-SP), Euriso – Encontro Internacional de Palhaços (Fernadópolis-SP)

2018: Seminário Internacional de Circo da Unicamp (Campinas-SP), Festival Paulista de Circo, Diversão em Cena (Piracicaba-SP), Americana Mostra (Americana-SP)

2017: Circuito Sesc de Artes, Feverestival – Festival Internacional de Teatro (Campinas-SP)

2016: Encontro Geral do Riso (Campinas-SP), Cena Bárbara (Santa Bárbara D’Oeste-SP), Americana Mostra (Americana-SP)

2015: Festival Paulista de Circo, Encontro Geral do Riso (Campinas-SP), Americana Mostra (Americana-SP), Palhaçada Geral (São Paulo), Festival Literário (Extrema-MG), Projeto “Com Quantas Artes Se Faz Um Circo?” (SESC São José dos Campos), Semana do Circo (Votorantim-SP)

2014: Circos – Festival Internacional SESC de Circo (São Paulo), Encontro Geral do Riso (Campinas-SP), Semana do Circo (Votorantim-SP), Mostra Seu Nariz (Curitiba-PR),  Projeto Viagem Teatral SESI

2013: Circuito Sesc de Artes, Encontro Geral do Riso (Campinas-SP), 2º Festival do Nariz Vermelho (Londrina-PR)

2012: Festival Paulista de Circo, Projeto Viagem Teatral SESI-SP, Hoje o Circo é Nosso (SESC Osasco),  Festival de Inverno de Atibaia-SP, Virada Cultural Paulista, Congresso Regional de Artes Cênicas (Goiânia-GO)

2011: Feverestival – Festival Internacional de Teatro (Campinas-SP), 13º Festival de Teatro de Americana-SP, Vou Fugir com o Circo (SESC São José dos Campos), Circuito Cultural Paulista

2010: 5ª Semana Interplanetária de Palhaços (Belo Horizonte-MG), Julho Cultural (Jaú-SP), 19º Encontro de Artes Plásticas (Atibaia-SP),  Mostra de Artes Circenses do Interior Paulista

2009: Mostra de Artes Circenses do Interior Paulista

2008:  InterCircu – Circuito de Malabares do Interior Paulista (Campinas-SP)

2007: Maratona Cultural (Santo André-SP)

2006: V Festival de Circo de Santo André-SP